DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DA ÁREA DE TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA (UnB)

FUNDAMENTOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

EMENTA: Ensino de história: fundamentos teóricos, históricos e pedagógicos. História como disciplina escolar. Histórias do Ensino de História no Brasil. História nas propostas curriculares oficiais. Historiografia, práticas sociais e saber histórico escolar. Metodologias do ensino de história. Materiais didáticos. Diferentes fontes e linguagens nas aulas de história. Pesquisa em ensino de História.

LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA

Estágio supervisionado obrigatório 1

EMENTA: Desafios e perspectivas da formação de professores/as-pesquisadores/as de História. Estudo da História como disciplina escolar no Brasil: fundamentos, conteúdos e métodos ao longo do tempo. Análise das atuais propostas curriculares oficiais (nacionais e do Distrito Federal) para o Ensino de História. Estágio curricular supervisionado em escola de níveis Fundamental (série finais), Médio ou EJA, para estudantes do curso de licenciatura em História. Pesquisa e análise de saberes docentes, currículos, conteúdos e métodos de Ensino de História. Estudo e análise de aprendizagens em História no ambiente escolar. Observação, planejamento e regência de aulas de História na escola.

PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA 1

Estágio supervisionado obrigatório 2

EMENTA: Análise do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e suas repercussões no Ensino de História. Estudo de epistemologias, representações e narrativas de materiais didáticos de História. Análise de concepções e abordagens de materiais didáticos e diferentes fontes, linguagens e novas tecnologias no Ensino de História. Estágio Curricular Supervisionado em escola de níveis Fundamental (série finais), Médio ou EJA, para estudantes do curso de licenciatura em História. Análise e produção de materiais didáticos de História em variados suportes e linguagens. Observação, planejamento e regência de aulas de História na escola, com foco nos materiais didáticos.


PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA 2

Estágio supervisionado obrigatório 3

EMENTA: Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08: desafios e perspectivas no Ensino de História Africana, Afro-brasileira e Indígena. Cidadania, Identidades e Memórias no Ensino de História. Educação para os direitos humanos no Ensino de História. Gênero e sexualidades no Ensino de História. Perspectivas decoloniais e outras epistemologias no ensino de história. Estágio Curricular Supervisionado em escola de níveis Fundamental (série finais), Médio ou EJA, para estudantes do curso de licenciatura em História. Desenvolvimento de pesquisa-ação participativa e colaborativa em processos de ensino-aprendizagem da História em escolas do DF e Entorno, com foco na educação das relações étnico-raciais e de gênero.

Laboratório de Ensino de História

Universidade de Brasília

Departamento de História

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now