PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

 

Outras Brasílias: ensino de história a partir de fontes documentais do Arquivo Público do Distrito Federal

Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane de Assis Portela

Análise de fontes documentais que compõem o acervo do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF). A partir dessa  análise será elaborado o produto final, que consiste em uma publicação composta por um conjunto de quatro sequências didáticas temáticas e dois filmes de curta-metragem inspirados na perspectiva de cinema de arquivo. Estas, apresentarão estratégias metodológicas de uso de fontes documentais para o ensino de história em escolas do Distrito Federal, sendo destinadas a professores do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).    

 

Por falar em liberdade: ensinando histórias no plural

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Flávia Magalhães Pinto

O projeto de pesquisa-ação “Por falar em liberdade: ensinando histórias no plural”, associado ao Laboratório de Ensino de História (Labeh/UnB), organiza-se com vistas a duas frentes de desenvolvimento: 1) Formulação e desenvolvimento dos programas das disciplinas obrigatórias e optativas vinculadas à área de Teoria e Metodologia do Ensino de História do Departamento de História da UnB; 2) Formação e amadurecimento de habilidades de pesquisa em História e Ensino de História entre estudantes de graduação, com vistas a potencializar a incorporação ao cotidiano da Educação Básica e de outros espaços sociais, dos recentes debates públicos e da produção acadêmica desenvolvidos acerca da história da escravidão, da liberdade e do pós-abolição; história social do trabalho; história da África; história indígena; e história das mulheres, em sintonia com as orientações curriculares vigentes. Fundamenta-se no diálogo inter e transdisciplinar entre os Estudos da Diáspora Africana e da Liberdade Negra nas Américas, Estudos de Gênero e Interssecionalidades, História Pública e Pedagogia Crítica.

 


Ensino de história das mulheres e das relações de gênero: por uma educação antissexista e antirracista

Coordenadora: Profa. Dra. Susane Rodrigues de Oliveira. 

Este projeto de pesquisa dedica-se ao estudo das representações das mulheres e das relações de gênero nas memórias e histórias difundidas em espaços educativos formais e informais da contemporaneidade (escola, cinema, literatura, arquivos históricos online e portais educacionais da internet). Com o suporte de teorias feministas interseccionais e pós-coloniais, atentas às conexões do gênero à raça, classe, etnia, sexualidade e outros marcadores sociais, busca-se problematizar e historicizar as formas recentes de inclusão da história das mulheres nos livros didáticos, currículos, práticas de ensino, saberes docentes e aprendizagens em História. Além disso, busca-se desenvolver pesquisas, projetos de ensino/estágio e materiais didáticos voltados para o ensino de histórias do possível - que, a partir de epistemologias dissidentes, apontem para a pluralidade das subjetividades e relações humanas no tempo, bem como para processos de luta e resistência contra o sexismo, racismo, eurocentrismo e colonialismo em diferentes tempos e espaços. Em 2018-2019, as atividades desse projeto foram integradas ao pós-doutorado realizado junto ao Departamento de História da Unicamp e ao Instituto de Investigaciones Feministas da Universidad Complutense de Madrid (Espanha), com o objetivo de analisar as representações de violência contra mulheres em livros didáticos de História aprovados no PNLD de 2018 para o Ensino Médio. 

 

Cinema, História e Ensino de História

Coordenadora: Profa. Dra. Edlene Oliveira Silva

A presente pesquisa pretende dar continuidade às investigações que venho realizando desde março de 2010 sobre as relações entre Cinema, História e o uso de imagens fílmicas em sala de aula. Estas relações são aqui entendidas e analisadas sobre os seguintes aspectos: o cinema como fonte primária e/ou como discurso da e sobre a história; como lugar de memória ou como espaço de representações que se voltam para as construções sobre o presente ou buscam reconstruir o passado; como lugar do imaginário coletivo; como nicho de identidades que se revelam sob uma nova linguagem capaz de dar suporte para o ensino da história.

 

 

O ensino de história africana no Mundo Atlântico. Brasil, Portugal e os PALOP

Coordenador: Prof. Dr. Anderson Ribeiro Oliva.

A investigação analisa as abordagens envolvendo o ensino de história da África no Mundo Atlântico, principalmente nos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). Destacamos que a ênfase da investigação estará concentrada na observação de como a história africana aparece nos espaços de produção e ensino do conhecimento histórico e na formação dos códigos disciplinares em História no espaço em estudo. Ao mesmo tempo nossos olhares serão dirigidos sobre os manuais escolares, os cursos de formação de professores, as legislações, a produção historiográfica referente aos estudos africanos e ao ensino de história. Soma-se a esse esforço o exercício de identificar as representações elaboradas sobre os africanos e as formas como elas se relacionam/ se revelam no ambiente escolar. Uma das intenções do projeto é montar um quadro comparativo acerca do tratamento da temática entre os países envolvidos na investigação e propor ações de cooperação, consultoria e montagem de grupos de estudo que articulem pesquisadores interessados no assunto. Neste caso compete esclarecer que no atual estágio a pesquisa ficará focada nas relações atlânticas entre o Brasil/Portugal e os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), principalmente, Angola, Cabo-Verde e Moçambique. Financiador(es): Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Auxílio financeiro.

 

 

A Idade Média em Sala de Aula

Coordenadora: Profa. Dra. Edlene Oliveira Silva

A pesquisa objetiva problematizar e elaborar materiais didáticos composto por fontes primárias medievais para os ensinos fundamental e médio. Visa ainda a estruturação e funcionamento do site ?A Idade Média em Sala de Aula?, bem como a análise de representações do medievo em livros didáticos de história produzidos a partir de 1990 e em filmes históricos que tratam da Idade Média. O site "A Idade Média em Sala de Aula é um projeto amplo se constituindo num repositório de pesquisa, informação e divulgação do ensino de Idade Média, mas também da área de Teoria e Metodologia do Ensino de História. Espero, por meio desse site, contribuir para uma intensificação das relações entre a Universidade e a escola. O site A Idade Média em Sala de Aula já se encontra estruturado e está disponível no endereço eletrônico: http://www.idademedianaescola.com.br

 

América Indígena: Cultura Histórica e Ensino de História

Coordenadora: Prof.a Dra. Susane Rodrigues de Oliveira.

Bolsistas Felipe Ribeiro de Faria Mendes da Silva (PIBIC), Paulo de Barros Gabriel, Marciano Cordeiro de Souza (PIBIC), Maisa Cristina Torres Dantas (PIBIC/Graduanda em Antropologia).

Trata-se de projeto de pesquisa centrado em uma abordagem discursiva das representações dos povos indígenas em fontes coloniais (crônicas, cartas e tratados) e contemporâneas (livros didáticos de história, currículos escolares, relatos orais, documentos de arquivos, historiografia, música, literatura, cinema e saberes discentes e docentes no contexto escolar). Este projeto se desdobra ainda na produção de artigos, materiais didáticos e orientações pedagógicas para o uso de fontes de históricas no ensino de história indígena na Educação Básica. No 2º/2009 a pesquisa contou com o apoio financeiro da FINATEC, através do edital 04/2009. O projeto abriga pesquisas de estudantes da graduação e pós-graduação cujas temáticas e pressupostos teóricos e metodológicos encontram-se alinhados aos do projeto.  Site do Projeto: Acesse aqui. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Auxílio financeiro / Universidade de Brasília - Bolsa.