INICIAÇÃO CIENTÍFICA 

  • Mariah Sá Barretto Gama. Arquivos Online e Ensino de História das Mulheres. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Marciano Cordeiro de Souza. Narrativas Coloniais no Ensino de História Indígena. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Felipe Ribeiro de Farias Mendes da Silva. Ensino de História da América pré-hispânica na educação básica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Lucas Oliveira Fernandes. A Idade Média em Sala de Aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Mércia Dalyanne Lopes Araújo. A Idade Média em Sala de Aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Isabela Almeida de Sousa. A Idade Média em Sala de Aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Francisca Virginio. A Idade Média em Sala de Aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Barbara Ferreira Vasconcelos. Gênero e Cinema no Ensino de História. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Andréa Gonçalves Perdigão. Estupro: da Idade Média aos dias atuais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • André Vinicius da Cunha Freitas. A Idade Média de Assassin's Creed: jogos de computador e ensino de história. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Cecília Siqueira Cordeiro. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Jessica Fernandes de Oliveira. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Marina Cardoso de Sousa. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Giovanna Pires Jacinto. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Rodrigo Ramos Lopes de Oliveira. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Camila de Sousa Aldrighi. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Victor Ribeiro Leivas Neves. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Ygor Fernandes Leite. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Celso Grecov Júnior. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Bárbara Sampaio de Almeida Alexandre. As ideias sobre a África no imaginário escolar. Estudos de caso em escolas do Ensino Médio no DF. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Carmindo Veiga Fonseca. O Ensino de História: os estudos africanos em Cabo Verde. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

 

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (Monografias e artigos)

  • Raphael Zenas Rocha da Silva. O ensino de história e o processo de independência do Brasil: alternativas para outras abordagens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Flávia Magalhães Pinto.

  • Jonnathan Ribeiro dos Santos. A Boêmia de "Kingdom Come: Deliverance": jogos eletrônicos como ferramenta didática no ensino de história medieval". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Rodolfo Santos Nunes. Decolonizando o ensino de história indígena em uma oficina pedagógica para estudantes do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Emmanuel Medeiros Bezerra. Debates e narrativas históricas de estudantes de ensino médio: aprendizagens da história indígena em uma perspectiva decolonial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Adrielly Nascimento Cardoso Lopes. Somos todos Rainhas (2011): tecnologia de gênero e ensino de história no empoderamento de mulheres negras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Alessandra da Silva Dias. Representações dos movimentos feministas no livro didático História Conexões (2010). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Thais Lima de Sousa. Historicizando representações de gênero e raça no ensino de história: resultados de uma pesquisa-ação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Rebecca Maria Queiroga Ribeiro. Cinema e ensino de história das mulheres: possibilidades de abordagem de filmes históricos em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Emanuelle Carvalho Brasil de Albuquerque. Professor ou historiador? Uma análise sobre a formação de professores de História no Brasil (2000-2010). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Mayra Soares Machado. O cinema e as relações étnico-raciais no ensino de História. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Esdras da Silva Barbosa. Ensino de História e Rap. Classe, raça e gênero como possibilidades de diálogo nas aulas de História. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Bruna Carvalho de Sena. África em Cinema. A utilização de filmes em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Luiz Henrique Santos Brandão. História, colonialidade e história da África no Ensino Médio. Uma análise de manuais didáticos de História inclusos no PNLD de 2015 para Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Carolina Maia Dias Barreto. Lendo e interpretando textos nas aulas de História: resultados de uma pesquisa-ação em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Paula Togo Mazzei. Rainha, amante audaciosa e sedutora: representações de Cleópatra nos Portais Educacionais da Web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Rejane Oliveira Gomes. "O Clube do Imperador": o ensino de história nas lentes do cinema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Cristiana Santos Teixeira. Usos e apropriações de uma representação iconográfica nos livros didáticos de história para o Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Lydiane de Paula. Produzindo Revistas de Época em Sala de Aula: Relatos de uma Pesquisa-Ação no Ensino de História. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Gisely Cardoso da Silva. Interfaces entre o ensino de História da África e a educação das relações étnico-raciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Giovanna Pires Jacinto. Racismo no imaginário de estudantes de escolas do DF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Edlene Oliveira Silva.

  • Abdael Gaspar de Sousa. Aproximações entre Habermas e Rüsen: o diálogo pedagógico e o Ensino de História em uma perspectiva comunicativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Marta do Amaral Lessa. Que negro é esse no dia da consciência negra?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Edlene Oliveira Silva.

  • Fernanda Nardes da Trindade. Representação dos índios na escola: a experiência de uma oficina pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Edlene Oliveira Silva.

  • Matheus Maciel Nunes. Saberes Docentes e Discentes sobre os Materiais Didáticos no Ensino de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Eryka Danyelle Silva Galindo. As Representações históricas da "Conquista" da América nos Manuais Didáticos do Ensino Médio (1980-2008). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

 

Laboratório de Ensino de História

Universidade de Brasília

Departamento de História

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now