Gênero, Subjetivação e Perspectivas Feministas

(Ebook gratuito, 2019, Editora Technopolitik)

ORGANIZADORAS

Edlene Oliveira Silva

Susane Rodrigues de Oliveira

Valeska Zanello

A presente coletânea reúne uma série de estudos feministas acadêmicos sobre os modos de subjetivação de gênero em diversos espaços sociais. Atentos às interseccionalidades do gênero à raça, classe, etnia, sexualidade, religião, região e outros marcadores sociais, tais estudos promovem a crítica aos modelos binários e hierárquicos (sexistas e racistas) de constituição dos sujeitos, mas também evidenciam a liberdade, a resistência, as “construções de si” e a pluralidade do ser, engendradas em modos de existência que escapam à lógica normativa de produção das subjetividades. Na crítica aos processos de subjetivação na cultura disciplinar, nas regulamentações e normalizações essencialistas, os estudos feministas aqui reunidos chamam atenção para os perigos políticos das dicotomias hierárquicas (que opõem masculino/feminino, macho/fêmea, cultura/natureza, humano/ inumano, branco/negro, público/privado, corpo/alma, heterossexual/ homossexual), destacando a necessidade de problematizá-las, desnaturalizá-las e superá-las.

APOIO

CFEMEA, Laboratório de Ensino de História da UnB (HIS/UnB), Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Gênero (IP/UnB).

ARTIGOS ACADÊMICOS

OLIVA, Anderson Ribeiro. Desafricanizar o Egito, embranquecer Cleópatra: silêncios epistêmicos nas leituras eurocêntricas sobre o Egito em manuais escolares de História no PNLD 2018. Romanitas: Revista de Estudos Grecolatinos, Espírito Santo, v. 10, p. 26-63, 2017.

​OLIVA, Anderson Ribeiro. Espelhos Pós-Coloniais, Imagens coloniais. Discursos e representações sobre os portugueses em livros didáticos angolanos de História elaborados no pós-independência (1979-2000). Anos 90 (UFRGS. Impresso), v. 21, p. 227-249, 2014.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras. Revista História Hoje, v. 1, p. 29-44, 2012.

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018). Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 3, p. e58426, 2019.

 

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. Memórias, subjetivação e educação no tempo presente: como as representações de violência sexual são abordadas nos livros didáticos de História?. Tempo e Argumento, v. 11, n. 28, p. 466-502, 2019.

 

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. A violência do dispositivo amoroso e assujeitamento das mulheres nos livros didáticos de história. Labrys (Edição em Português. Online), v. 1, p. 1-10, 2017.

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. A formação de professores-pesquisadores no curso de História da UnB: uma análise da proposta curricular e das atividades de estágio supervisionado. Mosaico (Goiânia), v. 8, p. 187-197, 2015.

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. História das mulheres em planos de aula: mídias digitais e saberes docentes na Internet. Labrys (Online), n. 27, v. 1, Brasília: 2015.

 

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. História Indígena: saberes discentes, práticas escolares e formação docente no Distrito Federal. História & Perspectivas (Online). UFU, 2015.

 

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. As Crônicas Coloniais no Ensino de História da América. História & Ensino (UEL), v. 2, p. 235-256, 2011.

 

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. Representações das sociedades indígenas nas fontes históricas coloniais: propostas para o ensino de história. Anos 90 (Online) (Porto Alegre), v. 18, p. 187-212, 2011.

SILVA, Edlene. Identidades de Gênero em Classe: o uso do cinema no combate à homofobia nas escolas de Brasília/DF. Perspectiva (UFSC), v. 35, p. 817-838, 2017.

SILVA, Edlene O. Histórias possíveis: identidades e relações de gênero na escola. Veredas da História, v. I, p. 146-166, 2014.

 

SILVA, Edlene O. O cinema na Sala de Aula: imagens da Idade Média no filme Cruzada, de Ridley Scott. História. Questões e Debates, v. 1, p. 213-237, 2012.

SILVA, Edlene O. Livros didáticos e ensino de História: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental. História & Ensino (UEL), v. 17, p. 35-65, 2011.

SILVA, Edlene O. O cinema em sala de aula: representações da Idade Média em O nome da Rosa. Domínios da Imagem (UEL), v. IV, p. 31-40, 2011.

 

SILVA, Edlene O. Cinema e ensino de história: a Idade Média em O Nome da Rosa de Jean-Jacques Annaud. O Olho da História, v. 17, p. 38-55, 2010.

 

SILVA, Edlene O. Relações entre imagens e textos no ensino de História. Saeculum (UFPB), v. 22, p. 173-188, 2010.


 

CAPÍTULOS DE LIVROS

OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições Pós-Coloniais: discursos sobre os portugueses em manuais escolares de História produzidos em Angola no pós-independência. In: Giovana Xavier. (Org.). Histórias da escravidão e do pós-abolição para as escolas. 1ed.Cruz das Almas; Belo Horizonte: Editora da UFRB; Fino Traço, 2016, v. 1, p. 35-47.

 

OLIVA, Anderson Ribeiro. Reflexos Atlânticos. Representações e ideias sobre a África Contemporânea nos manuais escolares em Portugal (1995-2005). In: MAGALHÃES, Sônia Maria de; SILVA, Maria da Conceição. (Org.). Ensino de história: aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2012, v. 1, p. 179-203.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Identidades em Construção. Pluralidade Cultural, o ensino de história africana e a educação das relações étnico-raciais. Diálogos necessários. In: MORAES, C. C. P.; LISBOA, A. S.; OLIVEIRA, L. F.. (Org.). Educação para as relações Etnicorraciais. 2ed.Goiânia: FUNAPE: UFG, 2012, v. 1, p. 193-245.

 

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. Violência contra as mulheres: cultura histórica, subjetivação e ensino de histórias do possível. In: Susane Rodrigues de Oliveira; Edlene Silva; Valeska Zanello. (Org.). Gênero, Subjetivação e Perspectivas Feministas. Brasília: Technopolitik, 2019, p. 276-308.

 

OLIVEIRA, Susane Rodrigues.. Guerras e violência sexual nos livros didáticos de história brasileiros: análises e orientações pedagógicas feministas. In: OLIVEIRA, Susane de; STEVENS, Cristina; SILVA, Edlene; ZANELLO, Valeska. (Org.). Relatos, análises e ações no enfrentamento da violência contra mulheres. Brasília: Technopolitik, 2017, v. 1, p. 131-167.


OLIVEIRA, Susane Rodrigues.; RIBEIRO, R. M. Q. . Historicizando a violência contra as mulheres: uma proposta feminista de abordagem de filmes históricos no ensino de história. In: Valeska Zanello; Cristina Stevens; Susane de Oliveira; Edlene Silva. (Org.). Relatos, análises e ações no enfrentamento da violência contra mulheres. Brasília: Technopolitik, 2017, v. 1, p. 168-199.

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. América Antiga nos Livros Didáticos: Imagens de 'Civilização' Ressignificando o Passado Indígena. In: MUNIZ, Diva do Couto Gontijo; SENA, Ernesto Cerveira de; CARNEIRO, Maria Elizabeth Ribeiro. (Org.). Tempos de Civilização e Outros Tempos. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2016, v. , p. 207-228.


OLIVEIRA, Susane Rodrigues. Planos de aula online: possibilidades de pesquisa e ensino de história. In: MOLINA, Ana Heloisa; FERREIRA, Carlos Augusto Lima (Org.). Entre textos e contextos: caminhos do ensino de história. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 427-448.

OLIVEIRA, Susane Rodrigues. Ensino de História Indígena: Trabalhando com Narrativas Coloniais e Representações Sociais. In: PORTUGAL, Ana Raquel; HURTADO, Liliane Regalado Cossio (Org.). Representações Culturais da América Indígena. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica/UNESP, 2015, p. 59-80.

SILVA, Edlene. Identidades de gênero em sala de aula: o uso do curta-metragem Eu não quero voltar sozinho no combate à homofobia nas escolas. In: Iracilda Pimentel Carvalho; Fabrício Santos Dias de Abreu (Org.). Diversidade no contexto escolar: problematizações a partir dos marcadores de gênero, sexualidade e raça. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 65-78.

 

SILVA, Edlene O. Histórias possiveis: identidades e relações de gênero na escola. In: Iracilda Pimentel Carvalho. (Org.). Experiências vivenciadas no Curso Gênero e Diversidade na Escola. 1ed., Brasília: Ed. Universidade de Brasilia, 2014, p. 21-45.

SILVA, Edlene. Representações de gênero nos discursos dos professores do Distrito Federal. In: Iracilda Pimentel Carvalho (Org.). Experiências vivenciadas no Curso Gênero e Diversidade na Escola. 1ed.Brasília: Ed. Universidade de Brasilia, 2014, v. , p. 21-45.

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

  • Daniela Miller de Araújo Lopes. O Cinema nos discursos e nas práticas pedagógicas de professores de História do Ensino Médio no Distrito Federal: entre o ideal e o possível. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Paula Otero dos Santos. Jango: uma quimera? representações de João Goulart e do seu governo em livros didáticos e em cine-documentários brasileiros (1984-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Edlene Oliveira Silva.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA 

  • Mariah Sá Barretto Gama. Arquivos Online e Ensino de História das Mulheres. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Marciano Cordeiro de Souza. Narrativas Coloniais no Ensino de História Indígena. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Felipe Ribeiro de Farias Mendes da Silva. Ensino de História da América pré-hispânica na educação básica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Lucas Oliveira Fernandes. A Idade Média em Sala de Aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Mércia Dalyanne Lopes Araújo. A Idade Média em Sala de Aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Isabela Almeida de Sousa. A Idade Média em Sala de Aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Francisca Virginio. A Idade Média em Sala de Aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Barbara Ferreira Vasconcelos. Gênero e Cinema no Ensino de História. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Andréa Gonçalves Perdigão. Estupro: da Idade Média aos dias atuais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • André Vinicius da Cunha Freitas. A Idade Média de Assassin's Creed: jogos de computador e ensino de história. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Cecília Siqueira Cordeiro. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Jessica Fernandes de Oliveira. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Marina Cardoso de Sousa. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Giovanna Pires Jacinto. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Rodrigo Ramos Lopes de Oliveira. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Camila de Sousa Aldrighi. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Victor Ribeiro Leivas Neves. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Ygor Fernandes Leite. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Celso Grecov Júnior. A Idade Média em Sala de Aula. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação -UnB. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Bárbara Sampaio de Almeida Alexandre. As ideias sobre a África no imaginário escolar. Estudos de caso em escolas do Ensino Médio no DF. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Carmindo Veiga Fonseca. O Ensino de História: os estudos africanos em Cabo Verde. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

 

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (Monografias e artigos)

  • Raphael Zenas Rocha da Silva. O ensino de história e o processo de independência do Brasil: alternativas para outras abordagens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Flávia Magalhães Pinto.

  • Jonnathan Ribeiro dos Santos. A Boêmia de "Kingdom Come: Deliverance": jogos eletrônicos como ferramenta didática no ensino de história medieval". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Edlene Oliveira Silva.

  • Rodolfo Santos Nunes. Decolonizando o ensino de história indígena em uma oficina pedagógica para estudantes do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Emmanuel Medeiros Bezerra. Debates e narrativas históricas de estudantes de ensino médio: aprendizagens da história indígena em uma perspectiva decolonial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Adrielly Nascimento Cardoso Lopes. Somos todos Rainhas (2011): tecnologia de gênero e ensino de história no empoderamento de mulheres negras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Alessandra da Silva Dias. Representações dos movimentos feministas no livro didático História Conexões (2010). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Thais Lima de Sousa. Historicizando representações de gênero e raça no ensino de história: resultados de uma pesquisa-ação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Rebecca Maria Queiroga Ribeiro. Cinema e ensino de história das mulheres: possibilidades de abordagem de filmes históricos em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Emanuelle Carvalho Brasil de Albuquerque. Professor ou historiador? Uma análise sobre a formação de professores de História no Brasil (2000-2010). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Mayra Soares Machado. O cinema e as relações étnico-raciais no ensino de História. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Esdras da Silva Barbosa. Ensino de História e Rap. Classe, raça e gênero como possibilidades de diálogo nas aulas de História. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Bruna Carvalho de Sena. África em Cinema. A utilização de filmes em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Luiz Henrique Santos Brandão. História, colonialidade e história da África no Ensino Médio. Uma análise de manuais didáticos de História inclusos no PNLD de 2015 para Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Carolina Maia Dias Barreto. Lendo e interpretando textos nas aulas de História: resultados de uma pesquisa-ação em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Paula Togo Mazzei. Rainha, amante audaciosa e sedutora: representações de Cleópatra nos Portais Educacionais da Web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Rejane Oliveira Gomes. "O Clube do Imperador": o ensino de história nas lentes do cinema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Cristiana Santos Teixeira. Usos e apropriações de uma representação iconográfica nos livros didáticos de história para o Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Lydiane de Paula. Produzindo Revistas de Época em Sala de Aula: Relatos de uma Pesquisa-Ação no Ensino de História. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Gisely Cardoso da Silva. Interfaces entre o ensino de História da África e a educação das relações étnico-raciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Giovanna Pires Jacinto. Racismo no imaginário de estudantes de escolas do DF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Edlene Oliveira Silva.

  • Abdael Gaspar de Sousa. Aproximações entre Habermas e Rüsen: o diálogo pedagógico e o Ensino de História em uma perspectiva comunicativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.

  • Marta do Amaral Lessa. Que negro é esse no dia da consciência negra?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Edlene Oliveira Silva.

  • Fernanda Nardes da Trindade. Representação dos índios na escola: a experiência de uma oficina pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Edlene Oliveira Silva.

  • Matheus Maciel Nunes. Saberes Docentes e Discentes sobre os Materiais Didáticos no Ensino de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Susane Rodrigues de Oliveira.

  • Eryka Danyelle Silva Galindo. As Representações históricas da "Conquista" da América nos Manuais Didáticos do Ensino Médio (1980-2008). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira.

 

Laboratório de Ensino de História

Universidade de Brasília

Departamento de História

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now